Find Us Online At
iBookstore
Like Us
A programme by
Os Planetas Crescem Depressa!
7 November 2014

Os astrónomos capturaram esta fantástica imagem, que mostra o nascimento de um sistema solar!

A Terra e os outros sete planetas do nosso Sistema Solar não estão sozinhos no Universo. Já foram descobertos cerca de 1800 planetas a orbitarem estrelas distantes, e este número está a crescer!

As estrelas e planetas formam-se quando uma nuvem gigante de poeira cósmica colapsa sobre si própria. Todo este gás e poeira começa a movimentar-se num círculo até que cai para o centro — algo que podemos comparar à água a circular em torno de um ralo antes de cair através dele.

No centro, o gás e a poeira tornam-se muito densos e quentes, até que nasce uma estrela. À volta da estrela gira uma nuvem com o gás e poeira remanescentes, que começa a separar-se em grossos anéis. É esta a parte da história que foi “apanhada” nesta fotografia.

Durante milhões de anos, as partículas da parte mais espessa do disco foram-se colando umas às outras, crescendo e formando agregados maiores. À medida que o seu tamanho cresce, a gravidade vai aumentando. Captam cada vez mais material, crescendo cada vez mais, até que finalmente nasce um planeta!

Esta fotografia, que apresenta um detalhe incrível, é a melhor imagem até hoje obtida da formação de planetas à volta de uma estrela recém-nascida. Mas não foi apenas a imagem em si que maravilhou os astrónomos, mas o que ela nos revela.

Como esta estrela é muito jovem, não esperavam encontrar os planetas a formarem-se tão cedo. Esta foto diz-nos que os planetas podem crescer muito mais rapidamente do que o que se pensava!

Facto curioso

Se um alienígena tivesse fotografado o nosso Sistema Solar há 4600 milhões de anos, teria visto algo muito parecido a esta imagem!

Share:

Images

Planets Grow Up So Fast
Planets Grow Up So Fast

Printer-friendly

PDF File
991.6 KB